A CES 2025 (Consumer Electronics Show) começou oficialmente nesta terça-feira (7) em Las Vegas, nos Estados Unidos. A feira, que segue até sexta-feira (10), é considerada a maior do mundo no setor de tecnologia.
Algumas inovações tecnológicas foram apresentadas pelas marcas antes mesmo da abertura do evento. Confira abaixo algumas delas:
Robô que ‘assopra’ e esfria comidas e bebidas

A startup japonesa Yukai Engineering apresentou um robô portátil que resfria comidas e bebidas quentes para você.
Chamado de Nékojita FuFu, o robô foi desenvolvido para ajudar pessoas com alta sensibilidade ao calor, segundo a empresa. Ele tem formato de gato e, por ser portátil, pode ser usado tanto em casa quanto fora, como em restaurantes.
Os testes feitos pela própria Yukai mostram que o dispositivo reduz a temperatura de água quente de 88°C para 71°C em até 5 minutos.
Aspirador-robô que ‘pega suas bagunças’ do chão

A empresa Roborock chamou a atenção na CES 2025 ao apresentar um aspirador-robô inovador com braço mecânico para retirar objetos do chão. Batizado de Saros Z70, o dispositivo usa inteligência artificial para identificar itens no caminho, removê-los do espaço e continuar a limpeza.
Entre os exemplos citados pela Roborock, o robô é capaz de pegar meias, sapatos e lenços, devolvendo-os aos locais designados. O usuário pode configurar onde o robô deve deixar cada item, segundo a empresa.
Para identificar os objetos no ambiente, o robô utiliza uma câmera instalada no braço mecânico e outra posicionada na lateral do equipamento. Ao todo, o Saros Z70 é capaz de reconhecer 108 obstáculos diferentes.
Anel com ‘ChatGPT’ integrado

Já pensou em um anel com o ChatGPT integrado? Essa é a mais ou menos a proposta do EvieAI, um dispositivo com chatbot integrado que promete monitorar e auxiliar sua saúde, mas sem oferecer qualquer informação disponível na internet.
De acordo com a Movano, empresa responsável pelo anel, o EvieAI foi treinado com mais de 100 mil revistas médicas escritas por profissionais da área. Assim, todas as informações fornecidas pelo dispositivo vêm dessas fontes especializadas.
Segundo o site The Verge, o CEO da Movano, John Mastrototaro, disse que se você perguntar algo sobre eleições, o anel não irá responder. “[Ele] não vai te dizer porque não tem nenhuma informação sobre isso”, disse.